quinta-feira, 12 de abril de 2012

Obesidade

Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura nos tecidos e está relacionada à três fatores: sedentarismo, genética e má nutrição. Com ela vêm associados problemas cardiovasculares, resistência à insulina, hipertensão, dislipidemia, apneia, entre outras doenças.



Fiquem atentos com a circunferência cintura (>102 cm para homens e >88 cm para mulheres) e o índice cintura-quadril (>0.9 para homens e >0.85 para mulheres) são, ambos, utilizados como medidas da obesidade central (em forma de maçã, tipicamente masculina), acima desses valores aumenta o risco de desenvolver doença cardiovascular.

Algumas dicas para incluir no hábito de vida e não ter problemas futuros, como é o caso da obesidade:
Fazer de 5 a 6 refeições ao dia, inserir na alimentação frutas, verduras e legumes, alimentos integrais, evitar o consumo de gordura animal, hidratar o corpo para garantir pele bonita e saudável, nada de ficar muito tempo em frente a televisão é preciso praticar atividade física com regularidade, fazer algo que goste.
Mas para uma avaliação melhor procure um médico e nutricionista.


2 comentários:

  1. Esse assunto é muito importante! Engraçado é que a obesidade também existe em crianças! Estimular as crianças com pratica de esportes é super importante! Inclusive O Fantastico esta apresentando uma reportagem falando sobre a obesidade infantil. Sabemos que essa era tecnológica prende as crianças na frente da TV, Computador, etc , mas não podemos esquecer de praticar atividades.
    Agora de nada adianta praticar atividades físicas e se alimentar de maneira inadequada. Alimentação também influencia em um montão de coisas! Então vamos seguir um conselho: consultar um medico e uma nutricionista, de preferencia nossa amiga Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Angela, um hábito saudável começa quando criança, é neste momento que devemos tomar conta do que ela come e do que ela deixa de comer, não é necessário fazer uma dieta drástica pra uma criança e sim mostrar a ela que muitas opções de alimentos que ela pode gostar.
      Se não houver uma mudança de vida nessa fase, futuramente desenvolverá obesidade, entre outros problemas.
      É ISSO MESMO TEM QUE SE MOVIMENTAR!!!
      Obrigada querida, pela indicação.
      Beijos

      Excluir